terça-feira, 12 de abril de 2016

Mais uma medalha


Vergílio Ferreira vai ter mais uma medalha comemorativa. Está a decorrer um concurso «aberto a todos os cidadãos» dos Palop. Concurso promovido pela Imprensa Nacional–Casa da Moeda, SA (INCM), no âmbito das comemorações dos 100 Anos do Nascimento de Vergílio Ferreira. A medalha deverá ter uma máximo de 80 mm e as propostas devem ser entregues até 5 de Junho.
Muito recentemente, aquando da entrega do Prémio Literário Vergílio Ferreira, em Gouveia, a Câmara Municipal apresentou a medalha comemorativa do Centenário de Nascimento de Vergílio Ferreira. Peça concebida pelo artista Fernando Fonseca, também autor do busto de Vergílio Ferreira, que se encontra no centro da cidade de Gouveia. De um lado a figura do escritor, do outro a «árvore da vida de Vergílio Ferreira» e ao meio, separando as raízes do tronco da árvore, o nome da aldeia de Melo, onde nasceu Vergílio Ferreira.

Como num bloco de mármore ou num dicionário ou no espectro solar ou numa série de sons, há em ti uma obra de arte ou do pensar adormecida. Tu não sabes qual seja e às vezes já não tens tempo de o saber. Mas que um artista ou um pensador crie essa obra e tu reconhecerás que a criou em ti. Toda a obra tem de existir em nós para existir. Porque toda a obra é impossível se ninguém a reconhece.

Pensar
Vergílio Ferreira
Bertrand, 2ªed, 1992

(fotografias de Paulo Prata)

Sem comentários:

Enviar um comentário